Skip To Content
Swipe Right for Terminal Navigation Swipe Left for Global Navigation
picture-1

APM Terminals aponta crescimento de 26% na movimentação de contêineres no Porto do Pecém

A operadora de contêineres do Porto do Pecém, no Ceará, registrou crescimento de aproximadamente 26% (26,1%) na comparação do primeiro trimestre de 2024 com o resultado dos três primeiros meses do ano passado. A alta foi puxada pela expressiva movimentação do último mês de março, que obteve um resultado 34,8% maior do que foi registrado no mesmo mês de 2023.

 

A APM Terminals Pecém é a prestadora de serviço operacional (PSO) responsável pelo carregamento e descarregamento de contêineres no principal porto de cargas do Estado do Ceará. Não à toa, nos três primeiros meses desse ano houve também crescimento na movimentação das chamadas cargas secas (dry): aumento de 26,3% na importação e 28,6% na exportação de contêineres que não necessitam de refrigeração.

 

É o caso da movimentação de mercadorias que regularmente são carregadas e descarregadas pela APM Terminals Pecém, como: arroz, cimento, papel, sal e painéis solares – essa última mercadoria em virtude da crescente instalação de parques de energia fotovoltaica na região nordeste do Brasil.

 

 

Cabotagem

 

  • + 6,0% em comparação com o 1° trimestre de 2023
  • + 20,7% em comparação com março de 2023

    Longo Curso

     

  • + 61% em comparação com o 1° trimestre de 2023
  • + 55,9% em comparação com março de 2023

     

    Movimentação Total (Cabotagem + Longo Curso)

     

  • + 26,1% em comparação com o 1° trimestre de 2023
  • + 34,8% em comparação com março de 2023

 

A cabotagem cresceu e a movimentação de longo curso apresentou uma evolução ainda mais significativa, com crescimento de 61% no primeiro trimestre desse ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Um resultado que demonstra a crescente busca pelos serviços da APM Terminals Pecém e sua localização estratégica na América do Sul.

 

Assim, os resultados acumulados do primeiro trimestre desse ano indicam uma tendência de crescimento para 2024 – ano em que a APM Terminals espera atingir a sua melhor movimentação anual desde que começou operar no Porto do Pecém. No ano passado, a empresa movimentou 482.044 TEUs, crescimento de 16% em comparação com 2022 quando foram movimentados 418.226 TEUs.

 

“A APM Terminals é uma das líderes do mercado mundial de movimentação de contêineres. Estamos no Estado do Ceará há mais de 22 anos. Por isso, temos em 2024 a expectativa de superar pela primeira vez na história do Pecém a barreira dos 500 mil TEUs movimentados em único ano. E os resultados desse primeiro trimestre nos mostram que estamos no caminho certo para atingir esse novo recorde”, conclui Marcelo Gurgel, gerente comercial da APM Terminals Pecém.